Special Sessions

Quantitative Literacy

Carolina Carvalho, Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa licenciada em Psicologia da Educação e Doutoramento em Educação. As áreas de investigação e ensino situam-se na aprendizagem e no desenvolvimento, na formação de professores e nas relações escola, família e comunidade. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais com financiamento e tem publicações em revistas e livros nacionais e internacionais.

Prof. Dr. Cassio Cristiano Giordano, Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É formado em Psicologia pela Universidade Metodista – SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera – SP (2000) e Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos – SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica – SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos – SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense – RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas – SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica – SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica – SP (2020). Possui experiência como Assistente Técnico Pedagógico de Matemática, na Diretoria de Ensino Centro- Sul – Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Atua como Professor de Educação Básica II – Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo desde 1993. Leciona nas Faculdades Integradas de Guarulhos – SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Áreas de interesse: Educação Estatística, Educação Financeira e Formação de Professores. Telefone/WhatsApp: +55 11 99700-2528
Endereço eletrônico: ccgiordano@gmail.com
Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1005379144784841 Endereço do ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2017-1195

Paula Maria Pereira de Barros é Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. Possui o Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Educação Matemática (Universidade do Minho, 2018), sendo o tema da tese: O ensino e a aprendizagem de conceitos de álgebra linear no ensino superior politécnico. Os seus interesses têm como foco  o ensino e a aprendizagem de matemática  no ensino superior, embora também colabore com docentes de outras áreas em investigações sobre práticas de ensino.

Darlinda Moreira é Licenciada em Matemática (Ramo educacional), pela Universidade de Lisboa, mestre em Bilingual Education Studies, pela University of Massachusetts at Boston, doutora em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE- IUL) e agregada em Educação, pela Universidade Aberta.  É professora no departamento de Educação e Ensino a Distância e Vice-Coordenadora do Programa de Doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Tem integrado projetos nacionais e internacionais e publicado em várias revistas e livros nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação incluem a educação em contextos digitais, globais e interculturais, a educação de adultos e a cibercultura e educação. Atualmente é Pró-reitora para a Inovação e Gestão Pedagógica na Universidade Aberta.

Literacia Financeira

Teresa Paiva, Professora na área de Gestão e Marketing do Instituto Politécnico da guarda (IPG), Ph.D. em Gestão, especialização em Marketing, domínio do Comportamento do Consumidor, possui mestrado em Ciências Empresariais, especializada em Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Negócios e uma licenciatura em Economia, e um curso de pós-graduação em Direção de Incubadoras, Aceleradores e Centros de Desenvolvimento Empresarial pela Universidade de Salamanca. É formadora certificada em Gestão e Empreendedorismo. Desenvolve pesquisas na área de Marketing, Inovação e Educação em Empreendedorismo, onde possui diversas publicações científicas e técnicas, e exerce atividade em Tendências e Inovação de produtos, envolvendo-se em diferentes colaborações com outras organizações, sendo consultora para o desenvolvimento de inovação de produtos. Tem experiência na coordenação de vários projetos de investigação científica e aplicada, cofinanciados por fundos nacionais e/ou europeus e participa em projetos cofinanciados pela Europa. Tem sido avaliadora de projetos candidatos a programas de financiamento e planos de negócio, assim como revisora científica, tutora e júri de teses de mestrado e doutoramento. É, ainda a responsável pela área de investigação da rede europeia de Instituições de Ensino Superior – SPACE Network e pertence a algumas Comissões Editoriais de Revistas Científicas.

Pedro Manuel de Almeida Pais da Costa, Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, iniciou a sua atividade profissional na área da Gestão da Qualidade e do Planeamento de Marketing, tendo exercido atividades de docente em Marketing de Bens de Consumo e Marketing e Publicidade. Desenvolveu a sua atividade profissional na área de Consultadoria com responsabilidades no Controlo de Gestão e no aumento dos níveis de produtividade e da rentabilidade em empresas de diversos segmentos de mercado nomeadamente em projetos de Gestão o Estratégica, de Planeamento de Marketing, na implementação de Sistemas de Gestão o Comercial, de Stocks e Logística, de Reengenharia Financeira e em Projetos de Investimentos.Atualmente é sócio da empresa de Consultoria TA Consulting, onde é responsável pela área de coordenação de projetos de Consultadoria de Gestão e no âmbito de projetos de apoio comunitário do Portugal 2020 (Internacionalização, Inovação Produtiva, Empreendedorismo Qualificado, SAMA, Eficiência Energética, Economia Social, POAT) e dos projetos Comunitários Internacionais no âmbito do Green Deal e do PRIMA.

Jorge Figueiredo Doutor em Análise Económica e Estratégia Empresarial pela Universidade de Vigo, doutor em Ciências da Comunicação pela UBI, Mestre e Pós-graduado em Marketing e Comunicação Estratégica e Licenciado em Relações Públicas pela UFP. Professor Auxiliar na Faculdade Ciências da Economia e da Empresa na Universidade Lusíada – Norte. Investigador Integrado no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial. Autor do livro: O Teatro de Vendas – Uma Nova Política para a Comunicação em Marketing.

António Cardoso Assistant Professeur in University Fernando Pessoa and he taught different classes in Graduation courses (Marketing; International Marketing; Strategic Marketing; Political Marketing; Social Marketing; marketing and Advertising; Merchandising; Marketing and Communication; Product and Brand management; Public Relations and Marketing; Marketing ) and in Master courses (Quality M Sc – “Customer Satisfaction”; Communication Science M Sc – “Services Marketing”; Management Science M Sc- “Product and Brand Management”). Currently I’m teaching Entrepreneurship, Product and Brand Management, Marketing, Marketing Communication, Quality and Concurrence, Environmental Marketing.

Isabel Oliveira Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho, mestre em Finanças pela Universidade Portucalense e Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Professora Auxiliar na Faculdade Ciências da Economia e da Empresa na Universidade Lusíada – Norte, onde leciona desde 1992, e Professora Convidada no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.Investigadora Integrada no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial.

Information literacy – perspectives, challenges and trends

Literacia da Informação – perspetivas, desafios e tendências

Ana Loureiro Holds a PhD in Multimedia in Education (University of Aveiro) and she is currently a Professor at the Polytechnic Institute of Santarém (School of Education – Department of Educational Technologies) where she coordinates a master program in Digital Resources in Education and a degree in Multimedia Production in Education. She is also a researcher at LE@D (Laboratory of Distance Education and e-Learning). Her internationalization as a lecturer includes having served as an Instructor at the University of the People (Online Education Strategies course). Also, the invitations to lecture at the West University of Timisoara, in Romania; at the Mustafa Kemal University, in Antakya, Turkey; and at the Siedlce University of Natural Sciences and Humanities, in Poland, under the ERASMUS Teaching Staff Mobility program. She has been a tutor at the Doctoral Joint European Summer School on Technology Enhanced Learning since 2012. Over the past few years, she has coordinated and cooperated on several national and international projects and has published a wide variety of peer reviewed articles.

Dina Rocha, Librarian and Director of the Library Unit and Coordinator of the Institutional Repository of the Polytechnic Institute of Santarém, Portugal. Graduated in Sociology from the University Nova de Lisboa; Post-Graduate in Documentary Sciences from the University of Coimbra; Post-Graduate in Education and Multimedia Communication, by the Polytechnic Institute of Santarem. She is also a lecturer at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém in the fields of Information Literacy, Ethics and Deontology of Communication and Information. Trainer in the area of Open Science and Science Communication.

Tatiana Sanches Librarian and researcher. Degree in Literature, post-graduate in Documentary Sciences, Master in Education and Reading, PhD in Education and Post-Doctorate in Information Science. She began working in libraries in 1993, first in the area of public libraries and since 2007 in university libraries. She is currently Head of the Documentation Division in the Faculty of Psychology and the Institute of Education of the University of Lisbon. She is also an Invited Assistant Professor at UAberta. She is also dedicated to training and research (IE-ULisboa and ISPA), having published several publications nationally and internationally. She is a member of the Working Group for Higher Education Libraries and a member of the BAD’s Training Committee.

Jorge Borges, Teacher of primary and secondary education, he was director of the Competence Centre Malha Atlântica, member of the Computers, Networks and Internet in Schools Mission Team [eCRIE], member of the Educational Resources and Technologies Team [ERTE], coordinator of national and European projects, member of the sectorial teams of the Technological Plan for Education and guest lecturer at the Faculty of Psychology and Education Sciences.  Member of the office of the School Libraries Network, where he also performed the functions of intercouncil coordinator. Trainer. He is a researcher at the Techn&Art Research Unit of the Polytechnic Institute of Tomar. He is currently working in the office of the Plano Nacional de Leitura 2027.

Júlio Alonso, Bibliotecario de la Facultad de Traducción y Doc. de la USAL. Ex-Miembro del Grupo de Investigación E-LECTRA. Premio Nacional de Investigación por la UNE Premio mejor Profesional Social Media INFOAWARDS 2019. Creador y editor del repositorio E-LIS. Más de 80 artículos científicos publicados – 12 libros publicados: Nueva fuentes de información en el contexto de la web 2.0 (Pirámide), Gutemberg 2.0 (TREA). Social Reading (Elsevier), eBooks en bibliotecas universitarias (TREA), El ecosistema del libro electrónico universitario (UNE), Leyendo entre Pantallas (TREA) … Más de 2.600 citas en Google Schoolar Creador y gestor del blog Universo abierto Director del programa de Radio Planeta Biblioteca Más de 250.000 seguidores en los grupos profesionales de Facebook.

Literacia STEM

Vaida Steponavičienė has a degree in mathematics and computer science from Šiauliai University (Lithuania). She taught mathematics and IT from 1999 till 2006 at a middle school. She has been a lecturer at Šiauliai State College since 2006 until present. Her taught subjects are Internet Technologies, Business Management Systems, Information Technologies, therefore her research areas are Internet Technologies and Project management methodology. She is an author of some publications in the scope of using Agile project management methodology for IT projects development in higher education, in student IT projects development process management using software Asana and in creating accessibility of web sites. She is pedagogically active at the Department of Computer Sciences at Šiauliai State College: gives lectures to students who come to Šiauliai State College under the Erasmus + exchange program, has made a public presentation about her experience in international context mentoring during International week 2018, participated in discussion „Sharing Experience in Erasmus+ program“ during International week 2019. Also participates in Erasmus+ Teaching staff Mobility Programme, therefore, she lectured at Technological Educational Institute of Thessaly, Greece, participated in the International week of Polytechnic of Portalegre, Portugal, and lectured there as well. In addition, she organized workshops for students at Istanbul Arel University, Turkey.

Jovita Urnikienė has a master’s degree in Computer Science & Engineering from Vilnius Gediminas Technical University (Lithuania). After graduation she worked as an accountant and manager in different companies. She has been lecturing in Siauliai state College since 2011. Her taught subjects include: Database Management, Information and Comunication Technologies, Internet Technologies. From 2011 until 2020 she participated in various projects and activities: “Map of historical and cultural memory of Šiauliai city”, Lithuanian Association of Hotels and Restaurants project “Practise smart”, “Create: a creative, unique, caring generation”, gave lectures for the STEAM project participants in E-shop development. Author (co-author) of some articles. She Actively participates in Erasmus+ Teaching staff Mobility Programme: gives lectures to incoming students, participated in discussion „Sharing Experience in Erasmus+ program“ during  International week 2019, visited Technological Educational Institute of Thessaly (Greece) for lecturing, participated in the International week of Polytechnic of Portalegre (Portugal), had “Entrepreneurship Studies: New Horizons, Short Course” training in Global Business School (Spain).

Nely Georgieva has a master’s degree in mechanical engineering, Ph.D. and she is an Associate Professor of Manufacturing technology. She has twenty years’ experience in the areas of education and administrative activities in higher education. She has held various management positions – Dean, Vice Dean for Science and International Affairs, Head of Sector “Quality of Education” and she is responsible for organizing the Erasmus + program. She is a member of the Regional Lifelong Learning Coordination Group. The professional interests are in the range of the automated design of the technological processes, CAD-CAM organization of the manufacturing, Reverse engineering, and renewable energy. She is a member of: Еditorial board of Trakia Journal of Sciences (1312-1723 – ISSN TJS (print), 1313-3551 – ISSN TJS (online); Editorial board of Applied Researches in Technics, Technologies, and Education (ARTTE), ISSN 1314-8788 (print), ISSN 1314-8796 (online), The Scientific Journal of the Faculty of Technics and Technologies of Yambol, Trakia University of Stara Zagora, Bulgaria; Editorial board of Proceeding of the International Conference “ICTTE – Technics, Technologies, Education” ISSN 1314-9474;  Program Committee of the International scientific conference “Management and quality” for young scientists -Union of the Scientists – Bulgaria. She has participated in a number of national and international projects.  She has been a manager of a project funded by the Operational Program “Development of Human Resources” on “The Connection with the Business – Sustainable Realization of the Engineers Trained in the Faculty of Technics and Technologies – Yambol”. As a participant, she takes part in: Development of Electronic Forms of Distance Learning in Higher Education“ BG051PO001-4.3.04-0026; Building a Sustainable System for Qualification and Career Development of the Lecturers“, BG051PO001 – 3.1.09 – 0015; Open Dialog Network for Interprofessional Education and Training”, 2007CB16IPO008-2009-1-055. Languages: English Language – B2; Russian Language – B2.

Luís Miguel Cardoso holds a PhD in Modern Languages and Literatures, in the speciality of Comparative Literature (Literature and Cinema), from the Faculty of Letters of the University of Coimbra. Adjunct Professor at the Department of Language and Communication Sciences at the School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Portalegre, Portugal, he is a professor of Higher Education since 1995. He was Dean of the School of Education and Social Sciences from February 2010 until January 2018 and Deputy Director of the Master in Media and Society. He is a researcher at the Centre for Comparative Studies at the University of Lisbon.

He was President of ARIPESE, Association of Reflection and Intervention in the Educational Policy of Higher Education Schools in Portugal (2015 – 2018).

His main areas of teaching and research are Sciences of Language and Communication, Pedagogical Innovation, Literacies, Education, and Literature and Cinema, under which published articles and made presentations, in Portugal and several countries. In 2016, he published the book Literature and Cinema. The Look Of Janus. Vergílio Ferreira and the space of the unspeakable, by Editions 70, Portugal. He is a member of several international organizations and associations, as well as a member of the editorial board of international journals in the areas of Language and Communication Sciences, Comparative Literature, Literature and Cinema, Literacies and Education.

Object book and materiality: reading possibilitiesLivro-objeto e materialidades: possibilidades de leitura

Ana Margarida Ramos é doutorada em Literatura e Professora Catedrática do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), da Universidade de Aveiro. Foi professora visitante na Oslo Metropolitan University, na Noruega, e Research Fellow da Biblioteca Internacional de Munique. Tem apresentado comunicações e conferências congressos nacionais e internacionais na área da literatura para a infância, sobre a qual publicou vários livros, capítulos de livros, artigos em revistas em diferentes línguas. Integrou a equipa que concebeu o projeto CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian.

Diana Navas é doutora pela Universidade de São Paulo e atua como coordenadora e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Dentre suas principais publicações em livro mais recente destacam-se: Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico (2016); Produção literária infantil e juvenil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade (org.) (2018); Educação, Culturas, Artes e Tecnologias (org.) (2019), além de diversos artigos publicados em periódicos especializados. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa contemporânea.

Diana Maria Martins é professora convidada no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola de Design) e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho. É doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada O lugar do livro-brinquedo na infância e na literatura: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios. Desenvolve a sua investigação em torno da Literatura para a infância, da educação literária e da ilustração, particularmente dedicada aos livros-objeto e aos livros-brinquedo. Participa em seminários e conferências periodicamente neste âmbito e publica com regularidade nestas áreas de estudo.

Sara Reis da Silva é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Doutora em Literatura para a Infância pela mesma Universidade e Pós-doutorada no mesmo domínio científico pela Universidade de Santiago de Compostela, desenvolve a sua docência e investigação nesta área e em outras correlatas: estudos literários, educação literária, didática da literatura, promoção e mediação de leitura, entre outras. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM). É membro fundador da Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil – ELOS – e membro nato da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico” (RED LIJMI – www.usc.es/lijmi). Integrou a equipa do Projeto Gulbenkian–Casa da Leitura (www.casadaleitura.org). É colaboradora do grupo de pesquisa LITER21 e dos projectos de investigação “Living Among Books” (Erasmus+) e “Géneros poéticos breves e educação linguística e literária” do InED-ESE (Porto). Tem proferido conferências e apresentado comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É autora de diversos livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, entre outros. Em 2020, coordenou a edição do volume Clássicos da Literatura Infantojuvenil em Forma(to) de Livro-Objeto. (Uminho Editora). É co-responsável pela colecção “Vozes e Rostos da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude” (Tropelias & Companhia)

Bibliotecas, promoção da leitura e literacias digitais

Adelina Moura tem Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É docente do ensino básico e secundário, tutora de cursos de formação a distância do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e formadora da formação contínua de professores, em didáticas específicas (Português e Francês) e tecnologia educativa. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa), da Universidade de Coimbra. É colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027

Cássia Furtado, Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA. Grupo de Pesquisa LEDMID/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6453909913412958

Pesquisadora do International Collective of Reserch and Design in Children’s Digital Books: http://www.childrensdigitalbooks.com/

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0332630687796918

Elsa Conde Licenciada em História, pós-graduada em Ciências Documentais e mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Exerceu funções letivas entre 1980 e 1995. Após esta data, trabalhou como bibliotecária, tendo integrado a equipa do Gabinete da Rede de Bibliotecas em 1997-98. Entre 2005 e 2017 exerceu o cargo de Coordenadora Interconcelhia para as Bibliotecas Escolares, em acumulação com a coordenação de diferentes projetos, publicações e formações no âmbito da RBE, das bibliotecas escolares e da promoção das literacias. Em 1 de abril de 2017 foi nomeada subcomissária do Plano Nacional de Leitura (PNL2027).